Imagem capa - Viagem para o Atacama por Rafael Volsi
Viagens

Viagem para o Atacama

Olá, eu sou a Karina, esposa do Rafa, e invadi o site dele para dividir nosso passeio com vocês! 


O deserto mais árido e mais alto do mundo fica logo ali no nosso vizinho Chileno. Segue do norte do Chile até à fronteira com o Peru e tem paisagens de tirar o fôlego! Além do esperado terreno todo pedregoso e arenoso, também encontramos lagoas de águas muito azuis, salares e até gêiseres!



Lagunas Miñiques


A porta de partida para a maioria dos passeios é a cidade de San Pedro de Atacama. Uma pequena vila, de não mais de 3.000 habitantes, mas que chega facilmente a 10.000 com uma chamada população flutuante, de pessoas do mundo inteiro que desejam explorar a região. A cidade está a 2.400m de altitude, e saiba que essa é a menor altitude que você vai encontrar se decidir conhecer a região, porque muitos passeios passam dos 4.000m de altitude, podendo chegar a mais de 5.000m se você quiser um passeio ainda mais radical.

Nós decidimos que dessa vez iríamos conhecer o famoso deserto do Atacama por todas as fotos incríveis que vimos do lugar e porque diziam que era o melhor céu para se fotografar à noite por ter baixíssima poluição luminosa. Aqui seguem algumas dicas que descobrimos no meio do caminho, algumas histórias que aprendemos e a nossa experiência em palavras e imagens. :)


VOOS

Para chegar em San Pedro de Atacama você vai precisar pegar dois trechos aéreos e mais um por terra, podendo ser transfer, taxi ou ônibus.


Os voos são: de Guarulhos à Santiago do Chile (aeroporto Arturo Merino Benítez), que dura mais ou menos 04h15 e após até a cidade de Calama (aeroporto El Loa), mais 02h de voo.


A única outra cidade brasileira que tem voos decolando para Santiago é o Rio de Janeiro, aeroporto do Galeão. Esse voo é um pouco mais longo, aproximadamente 04h50 e tem uma quantidade menor de voos por dia.


Existem muitos voos diários, tanto do Brasil para Santiago, quanto conectando as duas cidades Chilenas.


Para Santiago a empresa que mais tem voos é a Latam, porém a Gol e a Sky Airline também tem opções de voos. Já para Calama, vários voos da Latam, assim como da Sky e da Jetsmart.



TRANSFER

O último trecho para enfim chegar até San Pedro é por terra. Após algumas pesquisas descobrimos que o transfer é o melhor custo benefício. O tempo de viagem é de 01h15. De ônibus parece que demora pouco mais de 02h devido às paradas, e de táxi sai realmente muitooo caro! Mais ou menos CLP 70.000!


Usamos o Transfer Pampa. 

Custou CLP 20.000 por pessoa ida e volta. (Isso se você pagar as duas etapas adiantado, se não seriam CLP 12.000 cada trecho).


Eles te levam do aeroporto até o seu hotel, e depois te buscam novamente no hotel para o aeroporto de acordo com o horário do seu voo. Eles mesmos calculam o tempo certo, normalmente 3h antes do horário da decolagem.


Existem várias empresas que realizam esses transfer, ficam logo no saguão principal do desembarque. Reservamos antes, e assim garantimos a vaga sem precisar esperar, tinha até uma pessoa com uma plaquinha com nossos nomes. Percebi algumas pessoas esperando por “vagas”. Quem não reservou antes, tem que esperar sobrar espaço, se não aguarda o próximo horário.



Igreja San Pedro - Praça Central



Caracoles - Principal rua de São Pedro.



San Pedro de Atacama - Ao fundo alguns dos mais de 2 mil vulcões do Chile.


De acordo com o departamento de geologia da Universidad de Chile, o país abriga mais de 2 mil vulcões, dos quais 80 deles, aproximadamente, contam com registro eruptivo, nos últimos 450 anos. Considerado um dos países mais sísmicos do mundo, o Chile abriga (para temor e fascínio de viajantes aventureiros) mais de 500 vulcões ativos, segundo informou o jornal La Tercera.

HOTEL

Como em qualquer lugar, existem hotéis para todos os bolsos, mas no geral a cidade de San Pedro está lotada de Hostels! Passamos na frente de vários, e muitos deles tinham uma cara muito bacana, bem no centrinho da cidade, onde os hotéis em si são mais escassos. 


Nós preferimos a comodidade de um hotel mesmo. Bem simples, sem grande luxo, mas mesmo assim muito fofo, limpo e aconchegante. Um pouquinho mais afastado desse centro, uns 10 minutos de caminhada até a Plaza de San Pedro, que é a pracinha principal, bem do lado da Caracoles, rua da cidade que tem a maior parte das agências e restaurantes.


Ficamos no Masairi Bed & Breakfast. Quando chegamos, nos assustamos um pouco. A entrada é tão simples que pensamos que tínhamos nos metido em uma espelunca, mas acabamos nos surpreendendo muito positivamente! Os quartos tinham as paredes de barro, que o recepcionista Luis nos disse que manteria melhor o calor do dia e, realmente, quando chegou à noite e esfriou mesmo, dentro do quarto estava quentinho, e nem sentimos a necessidade de ligar o aquecedor. Ah! Era a gás, e ele nos lembrou que era melhor não dormir com ele ligado à noite toda, que seriam necessárias umas 2 horas para o quarto aquecer como um forninho!



Masairi Bed and Breakfest


SEGURO

Nós nunca viajamos sem um seguro de saúde! Essa parte da pesquisa é tão importante quanto a viagem em si, porque uma coisinha pequena pode acabar com todo o nosso passeio!


Sempre que vamos viajar usamos a Assist CardTem seguro para o mundo todo e o site é bem fácil de usar, com várias opções de valores.


SAN PEDRO

A cidade de San Pedro cresceu ao redor do turismo, então no centro da cidade você encontra basicamente agências de passeios, restaurantes e lojinhas (principalmente de artesanato local). É uma daquelas cidades que você encontra UMA polícia, UMA agência de correio, UM postinho de saúde, UMA igreja e etc. Bem em frente a Plaza de San Pedro, onde você encontra a prefeitura e a igreja, tem uma feira de artesanato fixa. É um grande corredor, fechado, com infinitas lojinhas dos dois lados! Você encontra de tudo o que imaginar! Vale a visita!



Ruas de San Pedro de Atacama - A maioria do comércio são agencias de turismo.



Mercado de Artesanatos de San Pedro





Andando pela cidade, é difícil não se incomodar com a poeira. É taaaão seco e empoeirado, que ao final do dia parece que você engoliu poeira, que chegou dentro do seu pulmão! Rs.


A altitude da cidade também começa a fazer seu efeito. Para cada um o efeito pode variar, de nada, a falta de ar, tontura e até náusea. A cidade está a 2.400m, para se ter uma ideia a cidade de São Paulo fica a 760m. Todos os passeios são mais altos, tirando o Salar do Atacama, que fica na mesma altitude da cidade. O Mal de Altitude é conhecido em passeios assim, como Machu Picchu. Não estranhe se sentir um desconforto. Da um Google e você vai ver que dá para gerenciar a situação.


O Rafa não sentiu nada, além de se sentir um pouco mais cansado ao caminhar, como se tivesse correndo, e isso só nos passeios mais altos. Eu passei mal ao final do segundo dia. Havíamos feito o passeio das Lagunas Altiplânicas nesse dia, que fica a mais ou menos 4.200m. Chegamos do passeio e fomos passear na cidade e jantar, foi um dia bem ativo. Durante a noite, acordei assustada com muita falta de ar e palpitação, que foi acalmando depois que abri a porta do quarto e respirei bem fundo. Segundo um guia do nosso Tour, esse é o segredo: respirar beeem fundo, segurar um pouquinho e soltar o ar devagar. Fazer isso várias vezes.


É aqui que o tal do chá de coca entra, parece que ele ajuda na oxigenação do sangue. Nós não experimentamos, mas caso queira, depois nos contém o que acharam! ;)


Devido ao nossos tours incluírem comidas, não fizemos muitas refeições em San Pedro, mas seguem algumas dicas!

- A cerveja Kunstmann foi a primeira que experimentamos! Muito boa! Tanto a Lager quanto a Gran Torobrayo, mais forte, adoramos!

- O Restaurante La Estaka foi uma indicação. Um tanto mais caro, mas o risotto de camarão foi algo que nunca comemos igual, maravilhoso!

- Outro restaurante indicado foi o La Picada del Indio. Comemos o famoso Lomo a lo Pobre. Bem gostosinho. Lá é meio cheio, o atendimento foi ok, mas a comida estava boa e ele é mais em conta. O prato é muito bem servido.

- Não perca oportunidade de comer uma empanada, comum na região.


- Essa dica é para aqueles que curtem beber junto com as refeições: não são todos os restaurantes que são autorizados a vender bebidas alcoólicas. Percebemos isso no último dia, que saímos procurando um restaurante para beber uma cerveja e almoçar. Tivemos que sair de 3 restaurantes, porque nenhum deles vendia. Achamos estranho e começamos a reparar: os autorizados tem uma placa pregada em cima da porta: “Expedio de bebidas alcoholicas. Restauran diurno y nocturno. Classe C”. Se quiser beber, olha lá pro batente, se tiver a plaquinha, tá ok!


- Se prepare: comida e bebida é caro. Simples assim. Mesmo que procure os restaurantes mais em conta, é tudo meio caro. Um dica para economizar é encontrar o “menu do dia”, uma entrada, prato principal e as vezes uma bebida ou uma sobremesa. É bem mais em conta que o restante dos pratos.







PASSEIOS

Após navegar por vários blogs, assistir vídeos e pedir dicas para os amigos, decidimos que ficaríamos 4 dias por lá. Percebemos que os passeios são infinitos, mas tem alguns que se repetem, que a maioria faz, e acabamos decidindo por esses: Vale de la Luna e de la Muerte, Lagoas Altiplanicas e Mirante de Piedras Rojas, Salar de Atacama e Geyser El Tatio. E um tour Astronômico, é claro.


Descobri um blog falando muito bem de uma agência que a dona é brasileira, e que o atendimento deles era realmente diferenciado. Entrei então no site da FlaviaBia Expediciones e fiquei encantada! O site é muito bonito, bem organizado e dão várias dicas. A única diferença, foi que preferi fechar todo o pacote por e-mail, ao invés de comprar tudo pelo site. O atendimento foi sempre realizado em português e foi tudo muito bem explicado. Eles nos pediram para realizar um pré pagamento de 15% do valor por transferência bancária (uma conta aqui do Brasil mesmo) e o restante pagar na chegada em pesos chilenos. Puro sucesso! Do começo ao fim. 

Descobrimos depois de chegar, conversando com o pessoal de lá, que a agência era um pouco mais cara que o normal, mas na verdade não pesquisamos em outras agências locais para comparar, assim como não podemos dizer qual a qualidade das outras. O que podemos dizer, é que valeu a pena! Fomos extremamente bem atendidos, os guias falavam português, tinham muito conhecimento da região e da história, as comidas que estavam inclusas (dependia do horário do passeio, mas poderia ser cafe da manhã, almoço ou um coquetel) estavam muito gostosas! Recomendamos!


Café da manhã nas Lagunas Altiplanicas












Vicunha, são primas das Alpacas e das Lhamas.  É bem comum avista-las a beira das estradas, vivem em grupos, dominados por um macho. São Super fofas, quando outro macho se aproxima, eles duelam até que o vencedor arranque os testiculos do outro para que ele nunca mais se reproduza, fofa!






Lagunas Calientes 3





O único tour que eles não tinham vagas e acabamos fechando por lá mesmo, foi o Astronômico. Andamos ali pelo centrinho até achar o que queríamos, um que pudéssemos fotografar à vontade, então fechamos um Astrofoto, no Feel Atacama. Foi lindo lindo! Uma dica, caso você tenha interesse em fotografar as estrelas, é começar a fotografar assim que chegar. Não fique esperando um “tempo livre”, pois o pessoal da agência precisa fotografar todas as pessoas do tour, e assim não sobra muito tempo. Estude antes como fazer a foto, tem vários vídeos no YouTube que te ensinam como fazer. Procure um cantinho e bons clicks!



Agencia Feel Atacama - Rua Caracoles




No Segundo dia conhecemos o Geiser Del Tatio, é o passeio mais frio que fizemos, pegamos 8 Graus Negativos. A atividade dos Geisers é muito mais intensa nas primeiras horas da manhã, por isso saimos do hotel as 6h. Ao longo do dia a temperatura aumentou e quando saímos de lá, já não havia tanta fumaça.


Geiser Del Tatio 






Aguas Aquecidas pelo Geiser - Temperatura fora da água - 8 Graus



Café da Manhã


Passamos por duas outras vilas durante os passeios: Taconao e Socaire. São a segunda e terceira maiores vilas da região, uma com 800 habitantes e a outra com 300. Grande parte das construções dali, são feitas com pedras vulcânicas! Já que o País tem vulcões pra todo lado, a material é bem comum. 



Toconao - Segundo maior povoado do Atacama. 




Segundo nosso guia, a maior parte dos habitantes de Taconao trabalham nas minas de carvão da região, enquanto os de Socaire são auto sustentáveis, produzem até a própria energia elétrica e a maior parte trabalha na lavoura.

Por Socaire nós apenas passamos perto, mas em Taconao, paramos no centrinho para tirar fotos. Nosso guia nos levou para dentro da casa de estranhos para visitarmos lhamas! Tão fooofas. Elas eram crianças e ainda não sabiam cuspir! Haha Que alívio! 








Salar de Atacama







No ultimo dia no Atacama, tivemos uma experiencia de deserto que imaginamos quando pensamos nessa palavra. No Vale de la Luna o cenário é de muita areia e dunas. O dia que fomos estava ventando muito, vale a pena levar algo para cobrir o rosto durante as rajadas de areia. O passeio contemplava tanto o Vale de la Luna, quanto o vizinho, Vale de la Muerte. Mas devido ao vento, o acesso ao Vale da la Muerte estava fechado, conseguimos ver pela estrada onde montamos nosso coquetel da tarde.



Vale de La Luna









Para finalizar nosso relato, que era para ser breve mas nem foi (poderia ficar aqui para sempre falando sobre tudo o que aprendemos) foi tudo incrível! A natureza é maravilhosa, e nós nunca poderíamos compreende-la na totalidade. Foi um passeio tão imerso no mundo, no universo, que nos fez crescer um pouco mais! Voltamos mais encantados, mais limpos, mais conscientes. O mundo é grande demais, tem histórias demais, e da nossa parte, tudo o que queremos é poder pouco a pouco, acrescentar mais dele em nós, sempre em frente, sempre evoluindo!


Obrigada por participar da nossa história lendo tudo isso! Se gostou, se ficou na dúvida de algo que soubermos responder, só comentar!


Abraços!

Kaka e Rafa