Imagem capa - 8 Dicas para ensaio de casal por Rafael Volsi
Dicas para noivas

8 Dicas para ensaio de casal

Olá! Se você esta lendo esse post, provavelmente temos uma sessão de fotos marcadas muito em breve ou você esta pesquisando dicas para ensaio de casal pela internet e veio parar aqui. De um jeito ou de outro, aqui vão as minhas dicas e sugestões para o seu ensaio pre wedding.


Primeiro de tudo, se você não concordar com essas dicas para ensaio de casal abaixo, não tem problema nenhum. O importante é que seja um dia divertido e do seu jeito, um momento para relaxar e esquecer a correria dos preparativos do casamento. Aproveitar o momento para curtir o seu par.



ensaio de casal em brasilia


A escolha do local das fotos pode ser baseada na história de vocês, como algum lugar que vocês gostem de frequentar ou que tenha a ver com vocês, se vocês são mais de praia ou mais de campo. Existem muitas opções, mas nem sempre o local é essencial, as vezes um parque qualquer pode render fotos incríveis e as pessoas nem saberão onde foram feitas, pois o que importa mesmo é a conexão entre vocês. Se nenhuma idéia sobre o local surgir, podemos conversar e eu posso sugerir algumas opções baseado no estilo de vocês.


Pets são sempre bem vindos! Eles fazem parte da familia e merecem participar. Mas se optar por levar seu bichinho, peça para algum amigo acompanhar o ensaio para cuidar dele enquanto eles não participam das fotos ok?

Dependendo do lugar que vocês escolherem, é bom pensar como é o movimento de pessoas, por isso eu sempre recomendo que o ensaio seja feito de segunda a quinta. Para ensaios na praia, é sempre bom levar uma toalha e uma troca de roupa para ir embora depois, mesmo que não haja a intenção de entrar na água. 


Eu acredito numa proposta de ensaio mais "lifestyle", ou seja, fotos de um dia na vida de vocês, então em relação a roupas, não é preciso pensar em várias trocas para fazer durante o dia. A escolha das roupas deve ser baseada no local e horário do dia. Um vestido claro, transmite bem a idéia de casamento. E para os homens, camisa e calça jeans. 




Utilizar roupas com texturas pode ser bem bacana, como a própria calça jeans, camisa xadrex, etc. Normalmente os tons mais "sérios" não , mas nada impede usar cores mais fortes, se forem bem usadas com o local e combinadas. Pensem como seria destoante, uma foto na natureza, onde o noivo usa uma camiseta laranja e a noiva de rosa. Se tiver muita dúvida, leve algumas opções para decidirmos na hora o que combina mais. E lembrem-se que é importante que seja uma roupa que vocês se sintam bem e confortáveis.

Camiseta de time e boné são dispensáveis, enquanto um chapéu estiloso pode ser bem legal. Se tiver frio, acessórios como chacecol também funcionam muito bem.


Para fotos durante o dia, se for um dia ensolarado, a maquiagem mais suave e sem brilho funciona melhor, se estiver um clima nublado ou uma locação mais fechada, pode até ser algo mais forte, com um batom mais marcante, se combinar com a proposta e se for algo que você gosta.


Como eu disse mais acima, eu sou a favor de um ensaio mais natural, a vida como ela é. Como se vocês fossem a um parque numa tarde e fossem fotografados. E normalmente ninguém sai de casa com balões, letras caixa, corações, então eu prefiro as fotos sem estes acessórios, mas já fiz vários ensaios lindos com essas peças, particularmente eu não levo nada, mas se quiserem levar algo, fiquem a vontade, é uma preferencia pessoal.




O horário ideal para as fotos é no final da tarde, normalmente 2 horas antes do por sol. Neste momento conseguimos uma luz mais suave e bonita. Caso o dia esteja mais nublado, não se desespere. Um dia nublado, apesar de não ter o por do sol no fim,  nos possibilita fotografar praticamente em qualquer horário, e a luz fica sempre bem suave sem sombras muito fortes.


Eu sempre recomendo aos casais, realizar um ensaio antes do casamento, é uma ótima oportunidade para nos conhecermos melhor, e no dia do casamento, tenho certeza que vocês ficarão muito mais a vontade comigo.


Essas são as dicas para ensaio de casal, que eu posso dar, e conforme eu me lembre de algo, vou atualizando este post. Mas como eu digo para todos os casais que fotografo antes de começar, o importante é vocês se divertirem. Aproveitem ao máximo esse momento para ter ótimas lembranças dessa fase da vida de vocês.


Essas dicas foram focadas para ensaio pre wedding, mas elas valem para qualquer ensaio, trash the dress, gestante, 15 anos, etc.

Se você fez um ensaio comigo, escreve nos comentários como foi sua experiência, e ajude outros casais a terem um dia incrível. Se ainda não fez seu ensaio, comente ai o que você está planejando pra esse dia.


Para ver outros ensaios e se inspirar, clique aqui.