Imagem capa - COVID-19 por Rafael Volsi

COVID-19

Este ano de 2020 começou de uma forma incomum e imprevisível. Recebo diariamente atualizações sobre COVID-19 e obviamente me deixa preocupado. Eu imagino o quão estressante está sendo esse momento para quem está planejando um casamento.


Infelizmente não podemos evitar totalmente os impactos econômicos e sociais que o vírus está causando e ainda irá causar. Mas cada um pode fazer sua parte para tentar diminuir esses efeitos. Eu estou fazendo a minha parte, tanto individualmente, quanto propondo soluções para possíveis situações ocasionadas pelo vírus.


A falta ou o excesso de informação infundada está gerando dois tipos de problemas. As pessoas que estão entrando em pânico e as pessoas que acham que o o problema não é tão grave. Sim, o problema é grave, mas eu não vou explicar aqui o por que. Se até esse ponto, você ainda não entendeu como o Coronavírus pode ser devastador, te aconselho a sair da bolha e pesquisar mais.


Enfim, comecei a receber questionamentos sobre meu negócio essa semana, sobre possíveis cancelamentos e contingencias. 


- Meu negócio vai ser afetado esse ano? 
Provavelmente sim. 

- Meu negócio ficará bem depois disso tudo? 
Com certeza!

- Que tipo de problema você como cliente pode esperar?
Atrasos na entrega de álbuns, cancelamento de ensaios e no pior cenário, eu enviar uma equipe de minha confiança no meu lugar, no dia do seu casamento.


Quem me conhece sabe que eu sempre tive muito claro que para viver da paixão pela fotografia, eu precisaria colocar o negócio em primeiro lugar. E é isso que eu faço e tenho feito. Minha empresa é bem estruturada, com todos os trabalhos entregues e fornecedores pagos em dia. Por isso, no lugar de desespero, eu estarei preparado.


Eu administro meu negócio com respeito, transparência e honestidade e não será diferente agora. Minha prioridade nesse momento é a saúde de todos e fazer tudo que estiver ao meu alcance para que seu evento seja incrível e seguro. Por isso preparei esse post com algumas dicas e um plano de ação para minimizar os impactos do COVID-19.


O que eu estou fazendo para ajudar?


- Durante esse período serei ainda mais flexível sobre cancelamentos e Alteração de datas. Existem muitas coisas preocupantes nesse momento e meu objetivo é que a fotografia seja um problema a menos para você.


- Estou evitando locais com grandes aglomerações. Mas obviamente, eu trabalho com casamentos, então nem sempre isso será possível. Estou lavando minhas mãos constantemente, usando álcool em gel durante os eventos e evitando contato próximo com os convidados.


- Para mim, é muito difícil não cumprimenta-los com um aperto de mão ou um abraço,  mas essa é uma das maneiras mais eficientes de evitar o contágio. Podemos acenar calorosamente um ao outro. Será estranho, mas sincero.


- Se você preferir, eu posso usar máscara durante seu evento ou ensaio. Basta me informar com antecedência. 


- Durante os próximos meses, farei reuniões apenas por Skype ou Facetime.


- Serei honesto com você a respeito da minha saúde e minhas viagens recentes e qualquer mínima suspeita te avisarei com antecedência. 


Dicas e conselhos


- Não entre em pânico. Tudo vai dar certo!


- Seja sincero com você mesmo e com as pessoas próximas sobre a sua saúde.


- Se você está com casamento marcado para os próximos meses, mantenha seus convidados informados e alertas. Oriente-os a ficar em casa, caso tenham alguma suspeita. Muitas pessoas acham que você se sentirá ofendido se não for ao seu casamento, deixe os saber que esta tudo bem.


- Coloque vários pontos de álcool em gel posicionados no local do seu casamento. 


- Converse com seus fornecedores sobre os possíveis impactos no seu casamento. Há possibilidade de alguns deles não serem capazes de entregar todos os produtos ou serviços combinados. 


- Converse claramente com todos os envolvidos sobre a possibilidade de adiar o seu evento. Acredito que a maioria não aplicará nenhum tipo de multa, mas tenha em mente que pode haver um conflito de agenda. Considere a possibilidade de realizar seu evento durante a semana. Eu sei que não é a melhor opção, mas talvez seja a mais viável. 


- Se lembre que estamos todos juntos nessa. Estamos preocupados como isso nos afetará economicamente, mas principalmente preocupados sobre a saúde de nossas pessoas especiais. Seja compreensivo também.


Coronavirus FAQ


Vocês resolveram adiar o casamento: 


- Eu entenderei completamente se essa for a melhor decisão para vocês. Sua data será transferida sem nenhum custo extra. Me avise assim que decidir a nova data para checarmos a disponibilidade. Estou aqui para ajudar!


- Se eu não estiver disponível na sua data, posso oferecer uma segunda equipe de profissionais da minha inteira confiança. Esta não é uma situação comum no meu negócio, mas é uma solução para diminuir os inconvenientes desse momento que passamos. Também entenderei caso você prefira prosseguir com o cancelamento do contrato e encontrar outro profissional.


Vocês resolveram cancelar o casamento: 


Eu espero de coração que essa decisão não seja necessária, mas caso aconteça, Eu tenho duas opções:


- Prosseguimos com o cancelamento do contrato normalmente, e caso eu agende outro casamento na sua data original, nenhuma multa será aplicada.


- Elopement! Se preferir podemos alterar o estilo do seu casamento. O Elopement Wedding é um casamento pequeno em meio a natureza, longe de Coronavírus. Você pode ter alguns poucos convidados, ou nenhum. Podemos manter sua data original ou encontrar uma nova. Avaliamos o valor pago e adequamos a essa nova opção. E ficarei feliz de te ajudar a organizar essa idéia. 


O que acontece se eu ficar doente:


- Caso eu esteja infectado ou esteja no período de quarentena durante o seu casamento, te informarei o mais rápido possível. Minha melhor opção é enviar  uma equipe de minha confiança no meu lugar. Eu cuidarei de todos os detalhes, da organização a edição das fotos, apenas não estarei presente no seu casamento. Mas entenderei se você preferir prosseguir com o cancelamento do contrato e te devolverei 100% do valor pago, exceto os gastos que já tive, como ensaios pré wedding por exemplo.


Caso eu não me sinta bem, mas não seja diagnosticado com Coronavírus, te informarei o quanto antes sobre meu estado de saúde. Se você decidir que não quer que eu vá ao seu casamento, mandarei uma equipe de minha confiança para registrar o seu evento.


Se você tiver qualquer dúvida, ou precisar de alguma ajuda, por favor entre contato comigo!